sábado, 27 de janeiro de 2018

Cervejaterapia

Viramos para 2018 com duas levas no "forno", ou melhor, no freezer... Para variar uma batelada de Blond Ale Belgian - nossa conhecida ªPrimeira - campeã no gosto dos amigos e também uma boa leva de Scotch Ale - a pequena, embora robusta Ness33 - outra "pequena grande cerveja" que tem marcado seu território em nossos encontros de finais de semana...
Apesar do enorme sacrifício que é fazer cerveja artesanal - as famosas cervejas de panela - o resultado é infinitamente gratificante - ao menos para mim (e acho que para os chegados também); horas e mais horas em volta de panelas, fogo, altas temperaturas, ingredientes comuns e outros nem tanto... testes e ainda o risco de algo sair errado e perder tudo! Fora o trabalhão na brassagem (produção) ainda é necessário resfriar, zelar pela fermentação e maturação, engarrafar e aguardar dias e mais dias para poder fazer um teste na prática... Então eu mesmo me pergunto se tudo vale a pena?

A minha resposta é imediata: SIM! Mas isso porque curto muito esse mundo no qual mergulho cada dia um pouquinho mais... Apesar das horas que muitos considerariam perdidas, eu simplesmente me transporto para algo que me acalma e me diverte. Consigo por algumas horas esquecer o cotidiano e seus problemas. Meu foco é todo no processo, nas possibilidades e invenções. Do início de um processo, que envolve a escolha e pesquisa de uma receita, escolha dos insumos, consultas sobre o estilo, preparação de tudo, "produção", fermentação, maturação, envase e carbonatação passam-se dias e esses dias são mesclados com a rotina do dia a dia, afinal aqui, ninguém vive de cerveja (bem que eu gostaria, mas... SQN dá!)  Entretanto, tudo que começa - termina! E o término tem sido muito bacana, pois após dias cuidando da cria chega o momento de resfriar e provar (veja bem: "resfriar" e não gelar). Nesse momento quando é possível sentir o aroma e o gosto e tudo está parecendo muito bom é que a resposta para aquela pergunta sobre "o valer a pena" fica evidente: não é apenas sim, a resposta mais clara e objetiva é CLARO QUE SIM!!

Por isso meus caros, devo admitir que continuarei perdendo minhas horas de finais de semana, afinal para mim não tem sido "perdas" e sim "ganhos"...
Zdrowie amigos... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário