sábado, 31 de março de 2018

Dona Lala

É comum muitas pessoas  dizerem que não gostam de cervejas de trigo devido ao gosto ou aroma, entretanto, muitas dessas implicações são errôneas e decorrentes da impressão que algumas "más" cervejas deixaram, principalmente quando as primeiras importações de cervejas começaram a ocorrer.

Como diz o ditado: a primeira impressão é a que fica... E digo que de fato é muito difícil mudá-la! Pessoalmente sou um fã de cervejas de trigo. Talvez minha ascendência eslava faça com que meus genes busquem a diversão em boas cervejas de trigo e mesmo quando tais cervas não sejam tão boas assim, não mantenho expectativas frustantes comigo.


Os tipos mais comuns de cervejas de trigo são alemãs do estilo weizen e belgas com suas witbiers. Os dois tipos possuem características parecidas, fazendo com que nossas papilas gustativas associem sabores e aromas de cravo e banana - proveniente do tipo de levedura usada - são suaves e refrescantes, principalmente as witbiers belgas e holandesas que ainda trazem notas de limão, coentro e outras especiarias.

Com a revolução cervejeira americana, muitos estilos sofreram alterações em suas composições e ingredientes e com a cerveja de trigo não poderia ser diferente. Com isso, os americanos trouxeram à tona um novo estilo batizado de American Wheat, que são cervejas de trigo com o peso do lúpulo americano e sem os fenóis (cravo) e ésteres (frutados) comuns em suas similares europeias.   
Uma cerveja também muito refrescante, com teores alcoólicos menores e bastante drinkability. Elaborada com leveduras neutras e médias e altas doses de lúpulos americanos.
Dessa ideia surgiu a Dona Lala, uma american wheat feita com 50% de trigo e 50% de malte de cevada, "temperada" com dois amargores americanos, o cascade e o sorachi ace, um lúpulo com bastante notas cítricas e equilibrado no que diz respeito ao sabor e aroma.
Portanto, deixe de lado os preconceitos quanto a cerveja de trigo, pois se ela for bem feita é capaz de mudar até as péssimas impressões.
Zdrowie!

Nenhum comentário:

Postar um comentário