segunda-feira, 30 de abril de 2018

wee heavy

As cervejas do estilo Strong Scotch Ale ou carinhosamente chamadas de Wee Heavy, são cervas da casa escocesa extremamente alcoólicas e maltadas. Feitas para serem bebidas em temperaturas mais amenas, degustadas lentamente e perceber o quanto uma cerveja pode ser complexa e agradável.
Como todas as cervejas dessa região, a utilização do lúpulo não é abundante, sendo usado com bastante moderação e equilíbrio. O que a cerveja carrega de melhor são as notas carameladas dos maltes, usados em grandes quantidades e com bastante complexidade e singularidade.
Como o lúpulo nunca se adaptou ao clima escocês, ao contrário da cevada que é produzida em grande escala, as cervejas escocesas revelam o peso do malte em seu mais puro significado. Com belíssimas variações de tons, seguindo por tons âmbar-claros até o castanho escuro, a wee heavy atrai por seu aroma maltado e condena por seu sabor. Em geral possui um colarinho espumoso médio e evidente, porém não necessariamente persistente.
Uma cerveja que combina perfeitamente com sobremesas e que devido a seu teor alcoólico elevado, não é sugestiva em longas provas, afinal sua drinkability não é a mais adequada e nem a mais leve para várias horas de degustação.
Dentro dessa personalidade etílica e forte, surgiu a zdrowie 100Censura, uma óbvia e irônica brincadeira que revela o oposto da denominação da pequena e forte cerveja. Afinal arrisque beber mais que uma, duas ou três e descobrirá o que os 9,3% de teor alcoólico são capazes de fazer. De sabor extremamente agradável, é feita com a combinação de sete maltes diferentes e ainda duas adições tardias durante a maturação, uma com nibs de cacau e outra com chips de carvalho em momentos distintos. Dois lúpulos ingleses completam a receita, deixando uma suave marca lupulada, mas muito bem equilibrada com o sabor adocicado e achocolatado dessa cerveja.
100Censura - wee heavy, a pequena e forte para ser apreciada censuradamente...
Zdrowie amigos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário