segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

Champs de Gallia

Saiu a nova cerveja da Zdrowie, uma cerveja belga do estilo Saison, muito refrescante, extremamente efervescente, com notas de maracujá, limão siciliano, hortelã e anis estrelado, levemente ácida e com um teor alcoólico bem abusado de 7,4%.

Uma cerveja que não é brincadeira... Aliás, sua origem de fato não provém de diversões ou brincadeiras, ao contrário, as cervejas Saisons tiveram seu surgimento na região da Valônia, que eram locais rurais da região da Bélgica cujo idioma predominante era o francês. O interessante dessa cerva é que era feita no final da estação do inverno, momento em que o trabalho na agricultura era menor, ocupando a ociosidade dos trabalhadores. Além disso, a sazonalidade dessa fermentada caracterizou em cheio seu nome Saison, ou seja, "sazonal". Era uma cerveja feita no final da estação fria e consumida nos meses seguintes de trabalhos pesados e árduos, por isso era necessário que ela fosse uma cerveja robusta, porém refrescante, afinal seria bebida numa época mais quente. 

A Saison possui características muito democráticas, sendo em sua maioria maciça produzida com a adição de temperos, frutas e suas cascas e outros ingredientes, deixando dessa forma a cerveja com aromas e sabores diversos. É fermentada em altas temperaturas proporcionando uma carbonatação alta e um final bastante seco.
Como a região belga da Valônia, juntamente com regiões francesas outrora pertenceram a antiga Gália, resolvemos fazer uma mescla dessa história para batizar essa nova "breja" surgindo dessa forma a nossa Champs de Gallia, ou, Campos de Gália, afinal a cerveja surgiu literalmente nos campos, ligada extremamente a agricultura local.
Sendo assim, agora a Zdrowie conta com mais essa preciosidade para os dias quentes de verão que estão por vir, no entanto, cuidado com o teor alcoólico, pois só é notado ao levantar da cadeira rsrsrs

Zdrowie...

Nenhum comentário:

Postar um comentário