terça-feira, 29 de agosto de 2017

zdrowie - kingereski piwo

Nossa, mas o que é isso? Pergunta mais do que corriqueira nos últimos tempos (hahaha), podendo soar estranho, mas no mínimo divertido (ao menos para mim)... Quem me conhece sabe que sempre gostei de cervejas e nunca escondi tal paixão e curiosidade sobre assunto. Quando possível, provar uma cerveja diferente era algo que me enchia de prazer. Sentir o sabor, o aroma, observar a cor ou sua espuma, buscar nuances de ingredientes adicionados e até as informações contidas nos rótulos eram importantes, tudo isso, de alguma maneira me ensinava algo.

O assunto fascinava tanto que já não era suficiente curtir apenas a fabricação dos outros, eu queria mais... O ano de 2016 foi de muita pesquisa e Dezembro/2016 foi o divisor de águas. Após alguns planos ventilados, esquecidos e revogados com o tempo, veio à tona a necessidade pessoal de responder a um questionamento próprio: e porque não? "Bora" colocar em prática essa loucura, afinal a vida por si só é uma loucura muito maior... Com incentivo de minha querida e parceira de todas as horas Zeti Kingereski, corremos atrás de panelas e uma série de apetrechos para ingressar nesse maluco mundo da cerveja artesanal. Corre pra cá e segue pra lá, ajusta algo aqui, improvisa uma gambiarra ali e finalmente, com bastante cuidado e zelo saiu a primeira leva de cerveja.

Uma receita relativamente fácil, mas que nos encheu de alegrias. Tudo feito com carinho, dedicação e cuidado, afinal pode ser artesanal, feita na cozinha, varanda ou fundo de quintal, mas a escolha de matéria prima de qualidade e higiene devem ser elementos essenciais e obrigatórios para o sucesso da empreitada cervejeira.
Muito bem, cerveja pronta e agora? É necessário "batizá-la", não com água na mistura (kkkk) mas com um nome, com uma identidade - nome e sobrenome talvez! Aqui surgem elementos culturais que corroboram com os apontamentos feitos que "cerveja não é só cerveja", tem sempre algo a mais por trás. Zdrowie kingereski piwo, estranho a primeira vista, mas totalmente viável de compreensão e toda explicação nesse caso acaba colidindo com minha descendência: polonesa.

Nada complicado, afinal "zdrowie" é a palavra usada para saudar o brinde (na zdrowie) o nosso famoso tim-tim; "kingereski" provém do meu sobrenome e "piwo" é fácil, afinal é o motivo: cerveja. Tudo muito fácil e alinhado (rsrsrsrs).
Antes que alguém questione a forma que optei em destacar minha querida cidade, esclareço que não existe erro ortográfico, apenas adotei a grafia polonesa e única para identificar o berço dessa cerveja - Curitiba - ou melhor, Kurytyba, grafia singular e oferecida em homenagem a capital paranaense por ela ter uma das maiores colônias de poloneses e descendentes fora da própria pátria "polaca", perdendo o título de maior apenas para Chicago - USA, mas isso é história para outro momento, contudo, como sempre friso... é história... é cerveja... é sonho realizado...

Nenhum comentário:

Postar um comentário