quinta-feira, 31 de maio de 2018

LAGERS


No século XIX os fabricantes de cerveja da Baviera que deixavam a bebida fermentar em caves frias já tinham reparado que a fermentação passava a ocorrer de maneira diferente das habituais cervejas Ales, ou seja, a fermentação ocorria de forma mais demorada, contudo o resultado era uma "breja" mais límpida apesar de ainda ser de coloração mais escura. Intensificou-se então uma investigação mais minuciosa sobre a forma de fazer cerveja que havia surgido alguns séculos antes. Aprimorou-se o conhecimento sobre a refrigeração e a fermentação que ocorria no fundo dos tonéis e as cervejas chamadas de lagers, porém ainda mais escuras, passaram a ser fabricadas de maneira que ficavam muito mais claras, surgindo as lagers claras. No papo cervejeiro, as lagers são as cervejas feitas com baixa fermentação.

A família lager e seus vários estilos são sem sombra de dúvidas as cervejas mais consumidas no mundo, tendo como sua estrela principal a famosíssima Pilsen, que apesar de ser conhecida com esse nome aqui no Brasil e países latinos, deveria ser chamada de Pilsener ou Pilsner, nome correto e derivado da cidade de onde nasceu: Plzën na atual República Checa.  


No entanto, a pequena confusão com o nome não tira o brilho dessa límpida e agradável cerveja. O estilo bohemian pilsner "verdadeiro" não tem nenhuma semelhança com as "pilsens" feitas em larga escala comercial que conhecemos. Ótimas pilsners, pilseners ou pils são encontradas em várias partes do mundo, principalmente na Europa - seu berço originário, mas é na República Checa que o estilo lager encontra sua excelência. A mais famosa entre elas é a Pilsner Urquell, cujo sabor e aroma tenta ser copiado por centenas de milhares de cervejeiros artesanais no mundo todo e sua famosa cervejaria fica na cidade de Plzën. A cidade de Budweis abriga outra cervejaria muito antiga que é a Budejovicky que fabrica a lager 1795, cujo nome remonta ao ano inicial da cervejaria - nada mal hein? - e a mais clara Praga Premium Pils, dois bons exemplos de beras que seguem no calcanhar da Urquell... Uma outra enormidade de ótimas cervejas são encontradas nas terras checas e adjacências, mas é muito chão para explorarmos um uma simples resenha.

O bacana de fazer cerveja é que você aguça a vontade de conhecer a bebida. Não me refiro a beber uma quantidade sem limites, mas beber boas cervejas e tentar perceber o que foi usado nela. Nesse mês tomei as duas cervas citadas da Budejovicky e ambas são deliciosas. Não encontrei a Urquell, mas assim que tiver um tempo maior irei atrás. Essas pilseners possuem um lúpulo mais realçado e um aroma aconchegante que deixa ao final uma sensação de quero mais...
Essas duas lagers degustadas com certeza não foram apenas para matar a sede, pode ter certeza que a Zdrowie está aprontando alguma coisa...
Na zdrowie amigos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário