quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Aprendendo

O primeiro sábado de agosto foi dia de aprender mais... Um dia dedicado a conhecer mais as particularidades de um dos ingredientes principais de nossa querida bebida fermentada, ou seja, o lúpulo!

Elemento crucial na grande maioria das cervejas, seja em quantidades modestas ou em grandes doses cavalares, o lúpulo possui um vasto campo de informações desde sua origem, utilização, propriedades, espécies, aromas, amargores e outra infinidade de informações. Quem nunca tomou uma bela pilsner tcheca e se deliciou com o sabor pontual do clássico lúpulo saaz ou ficou de boca aberta ao beber uma deliciosa IPA americana bombardeada de lúpulos cítricos, cujo aroma antecipa o prazer e o amargor encontrado é a própria perfeição para os lupumaníacos. Esse camaradinha extremamente agressivo e amargo ao paladar promoveu uma verdadeira revolução nas cervejas, que antes de sua utilização, eram "temperadas" com ervas, cascas, e outros elementos para promover sabor e tentar equilibrar o malte residual e álcool da bebida.

Mas é muita informação condensada sobre o assunto. O workshop administrado por Duan Ceola da UDESC, viajou pela história do lúpulo, características, utilização, propriedades específicas, teor de amargor e aroma, além de várias dicas mais que preciosas para quem se dedica ao hobby de fazer a cerveja na panela ou já trabalha de forma profissional com a  béra. Foi um dia muito aproveitado e rico em aprendizado. Um parabéns também a ACERVA PR, pois seus coordenadores é que tornaram possível a realização desse belo encontro... Ah... Claro! Teve ótimas cervejas também e uma gostosa feijoada feita pelo pessoal do Tiwanaku Bar, local onde foi sediado o workshop.
Agora bora por em prática o que foi aprendido...
Zdrowie amigos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário