terça-feira, 26 de setembro de 2017

AMERICAN KÖLSCH

Não é novidade que a Alemanha é um dos ícones quando o assunto é cerveja e algumas de suas cidades se tornaram especialistas em alguns estilos muito singulares como é o caso da cidade de Colônia.
Köln, como é chamada em alemão é um destaque no cenário nacional, ocupando uma posição privilegiada entre as cinco maiores cidades alemãs e entre as vinte mais importantes da União Européia. Possui destaque econômico e cultural, afinal desde seu nascimento já se passaram dois mil anos, tempo suficiente para que suas raízes chegassem muito fundo na história e a tornassem um importante símbolo dentro da Alemanha e da Europa.
A cidade abriga um importante porto fluvial as margens do Rio Reno, além de possuir uma vasta importância educacional e cultural, contando com uma universidade importantíssima e diversos outros institutos de ensino, além de dezenas de museus e infinitas outras opções culturais. Dos muitos locais a serem visitados na cidade, a Catedral de Colônia, conhecida como Kölner Dom, possui destaque especial na lista de qualquer visitante. Dom é uma igreja católica em estilo gótico, que já sustentou o título de ser a construção mais alta do mundo em 1880, ano de sua conclusão. Sua construção levou mais de 600 anos e até os dias atuais é possível observar andaimes à sua volta, necessários para reparar suas altas, centenárias e históricas paredes e torres. De acordo com a história, a catedral guarda os restos mortais dos três Reis Magos - Baltazar, Melchior e Gaspar - e isso foi o principal motivo para o início de sua construção, quando tais relíquias religiosas foram trazidas de Milão - Itália para Köln - Alemanha.
Apesar de suas curiosidades a pergunta que alguém pode estar fazendo sobre a cidade é sobre a cerveja. Onde ela entra nesse contexto?
Fácil e gostoso de explicar! A cidade de Colônia possui uma cerveja própria, conhecida como Kölsch, cujo estilo está protegido por uma Convenção que determina que a mesma só pode ser fabricada nos arredores de Colônia. Isso é tão basilar que é um sacrilégio visitar a cidade e não provar a verdadeira Kölsch em um dos estabelecimentos que a vendem, e, são centenas de bares a disposição do sedento turista. A cerveja Kölsch é uma bebida limpa, de cor dourada clara ou com algumas variantes, sabor leve e equilibrado entre o dulçor do malte e a lupulagem, podendo apresentar um final mais seco e carbonatação média ou médio-alta.

Entretanto, as cervejarias de Colônia produzem suas cervejas impregnando nas mesmas características sutis, criando dessa forma identidades próprias, desde que dentro da Convenção criada para a proteção e singularidade da bebida local. Uma curiosidade local é que a cidade de Colônia é praticamente rival da cidade vizinha de Düsseldorf quando o assunto é cerveja. Uma outra cerveja alemã famosa conhecida como Altbier é originária de Düsseldorf e as duas cidades levam muito a sério a disputa cervejeira, tanto que, se por acaso alguém estiver visitando Colônia jamais peça uma Altbier, e no avesso dessa loucura, se estiver em Düsseldorf não cometa o equívoco de pedir uma Kölsch. Se não lembrar dessa "regrinha", corre-se o risco de ficar com a boca seca!
Diante dessa pequena amostra da história de Colônia ou Köln, surgiu nossa saborosa cerveja "american kölsch" chamada de DOM1880, pensada em homenagear tão famosa obra da arquitetura local, a catedral de Colônia inaugurada em 1880, ousando alterar parte da receita de uma cerveja clássica alemã, incluindo além do nobre lúpulo alemão uma dose bem evidente de lúpulo americano. O resultado disso? Só provando para ver...
Zdrowie 

Nenhum comentário:

Postar um comentário