sexta-feira, 29 de setembro de 2017

PÃO DE MALTE

Pão? Sim... afinal nem só de cerveja vive o homem (rsrsrs), e não é um pão qualquer é um delicioso pão de malte!

Uma das coisas divertidas dentro do pequeno mundo da cerveja artesanal é poder criar... dar asas a imaginação no que diz respeito a nossa tão amável bebida. Tirando todo o trabalho da produção, o cuidado e atenção necessária que dura dias e mais dias até o momento de saborear a cerveja de uma garrafa recém aberta, a parte bacana é poder inovar e inventar. Quando o "cidadão" começa a gostar da cerveja artesanal não tem volta, o interesse fica cada dia mais aguçado sobre o assunto. A curiosidade sobre a bebida, ingredientes, formulação, maturação e outros tantos pontos de discussão são materiais extremamente saudáveis e que podem tomar horas e horas de uma conversa entre amigos (claro que sempre acompanhada de uma boa "bera", caso contrário, a conversa pode manter-se interessante, mas... a boca fica seca!).



Contudo, quando esse interesse bate a porta não é só da cerveja que se fala e sim de tudo que está a sua volta. E nesse viés eis que surge uma nova figura ilustre para acompanhar uma boa e elaborada cerveja artesanal - um pão de malte! E lhes digo que é uma delícia, saudável e muito nutritivo. A produção cervejeira resulta em uma sobra muito grande de resíduos sólidos que é o próprio malte utilizado na brassagem. Esse malte, formado em sua grande parte por cevada, mas podendo conter trigo, centeio, aveia e outros elementos, estará praticamente cozido e pode ser utilizado em vários tipos de massas para pães, biscoitos, pizzas e outras que assim surjam.



No meu caso específico, sempre uso o malte para fazer pães que ficam com a  cara dos "famosos" pães integrais, mas muito mais gostosos, além de ser riquíssimo em fibras. Conforme o gosto do freguês (rsrsrs) pode usar o malte para fazer de fato um pão mais light, voltado a quem segue uma dieta mais rígida - aqui sempre encontro um obstáculo: cerveja e dieta são inimigos e não combinam - por isso prefiro que meus pães sejam feitos para serem apreciados e não regulados. Não digo que fica um pão para glutões, porém fica um pão para sustentar o corpo e a alma, cuja massa é feita com nosso malte, farinha de trigo, ovos, manteiga ou banha de porco (muito melhor), leite, mel e às vezes até com um recheio de linguiça ou torresmo moído. Galera... fica muito bom, vão por mim!

A receita fica  a cargo de cada um, afinal pão não precisa de receita, vai misturando tudo, a massa cresce, você sova, assa e quando aquele cheiro delicioso fica vagando no ar é porque o grande momento chegou... Pode ser devidamente "devorado" ainda quente e com manteiga (minha preferência), com uma boa xícara de café, mas, se for o caso de um pão de malte recheado com linguiça ou torresmo, diria que nada afastaria de minha mente acompanhá-lo 
com uma boa e espumosa cerveja...
Zdrowie
  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário