segunda-feira, 11 de setembro de 2017

ESTILO LIVRE

As cervejas se diferenciam entre dezenas e dezenas de estilos, podendo variar de acordo com a região, maltes, leveduras, água, cultura local, uso e costume e outras infinidades de variantes. Ao iniciar qualquer produção cervejeira a lógica dita a necessidade de seguir um estilo para minimizar o risco de erros. Uma American IPA levará em sua composição principal um leque de lúpulos americanos de amargor e aromáticos para destacar a sua característica principal que é o amargor. Alguns estilos europeus, como ingleses mesclam o destaque dos maltes, porém, pode ocorrer sobressaltos de amargor, afinal as famosas "IPAS" foram criadas exatamente pela escola inglesa. Já algumas cervejas trarão uma sensação mais condimentada, frutada, temperada "e" ousada no teor alcoólico, como as famosas Belgas. Outra escola que deixou uma marca indelével no mundo cervejeiro foi da República Tcheca com sua "mundialmente conhecida Pilsner", ou vulgarmente e erroneamente conhecida como pilsen, caraterizada por um baixo teor alcoólico e de drinkability elevado.
Deixando outras várias escolas de lado, é fácil notar que os estilos podem ser repetidos em países diferentes, mas notoriamente serão acrescentados elementos que diferenciarão totalmente uma cerveja de outra, mesmo que pertençam a um mesmo estilo ou grupo cervejeiro.
Dentro dessa concepção, o bacana é poder brincar com esses elementos. Ousar seria a palavra mais correta, e, dessa ousadia surgir algo interessante e singular. O estilo livre é quase uma brincadeira que pode desencadear uma surpresa agradável. Escolher maltes, lúpulos e leveduras. Estudar quais seriam as melhores temperaturas para extrair o que esses maltes possuem de melhor. Imaginar o resultado de uma mistura de lúpulos, leveduras e adjuntos é algo que mexe com a cabeça do cervejeiro (kkkk).
Imaginando o final de uma empreitada maluca e incerta como essa, surgiu a "zdrowie - 1974", uma cerveja de vários estilos, bem carbonatada, corpo médio e bem amarga. Resultado de uma seleção de malte base, maltes especiais e trigo e com o toque de lúpulos americanos, alemão e tcheco. Leva ainda em seu arremate gengibre e casca de laranja, adjuntos comuns no Brasil. Uma cerveja com teor alcoólico de 5,7, contudo saborosa e sem o indesejado aroma etílico. Uma especial IPA bem especial!
Resumindo, estilo livre (na minha modesta opinião) é fazer cerveja para você mesmo primeiramente e se a receita agradar aos amigos - viva!!! Caso contrário, resfrie as garrafas um pouco, se ajeite e curta até a última gota...
Zdrowie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário