quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

StaPolaca

A cerveja Pale Ale é um estilo mundialmente difundido, tendo uma larga gama de variantes. Todas as escolas cervejeiras trabalham maciçamente com o estilo Pale Ale e é sem dúvidas a "bera" mais produzida pelos cervejeiros artesanais. Tem como característica principal a cor mais clara, variando entre dourado até acobreado, sua fermentação ocorre em temperaturas mais altas, sendo de superfície, ou seja, alta fermentação - ao contrário das cervejas Lagers. Se fosse para enumerar a quantidade de cervejas Pale Ale que existem, sem dúvidas que surgiria um artigo enorme, mas o foco é apenas ilustrar modestamente as características principais dessa gostosura. 

O nome é derivado do inglês Pale que quer dizer claro e Ale que remete a alta fermentação. É uma cerveja que possui vários sub estilos como as IPAS (India Pale Ale), APAS (American Pale Ale), English Pale Ale e outras tantas, desde que, observadas a coloração citada. O sabor do malte é evidente, porém não abusivo, enquanto que o amargor é mais sútil nas Pale Ale originais e mais pesados em alguns de seus sub estilos, como nas IPAS.

Dessas características, surgiu a curiosidade de produzir uma cerveja que resgatasse algo da "terrinha de meus antepassados" - a Polônia. No entanto, a Polônia não é considerada uma escola cervejeira de destaque, mas tal fato não quer dizer que ótimas cervejas não sejam fabricadas naquela região do leste europeu. Dessa maneira, a curiosidade virou pesquisa e o resultado foi uma seleta de ingredientes que são muito usados por nós "polacos", e juntando tudo no caldeirão - rsrsrsrs - surgiu uma Pale Ale muito agradável ao paladar.
A zdrowie kingereski piwo Sta.Polaca é feita com malte pale ale, centeio, mel, pimenta e lúpulos ingleses e polonês. O resultado dessa bagunça? Uma excelente e clara cerveja, com uma densa e cremosa espuma branca, sabor e aroma objetivo e característicos dos ingredientes. Carrega um "imperceptível" nível alcoólico de 7,1% que obriga atenção redobrada de quem está bebendo essa "cerva", ou seja, uma atrativa armadilha.
Batizada de Sta.Polaca, faz referência notória ao bairro de Santa Felicidade que tão bem me acolhe e claro ao mais comum tratamento dado aos poloneses e seus tantos descendentes mundo afora. Fico satisfeito que o ano já tenha iniciado com essa novidade, que a meus olhos e a meu paladar agradou bastante.
Zdrowie amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário