sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

SulReal

A Bélgica é fabulosa por sua grande variedade de cervejas e existe um destaque para um trio de cervejas fabricadas no interior de alguns mosteiros trapistas. Aproximadamente onze mosteiros distribuídos pela Europa e Estados Unidos, sendo seis somente na Bélgica. São responsáveis por "uma joia da coroa", ou melhor, três belas joias que são conhecidas como Dubbel, Trippel e Quadrupel sendo todas Strong Belgians, porém com variações notórias na graduação alcoólica.

Existem várias explicações para os nomes, sendo que algumas vertentes atribuem o nome a quantidade de malte usada. enquanto outras relatam que no início os barris eram marcados com a letra "X", "XX" e "XXX" conforme o nível do álcool existente na bebida e já li também relatos a respeito do número de fermentação e número de spargings (lavagem) do malte após a mostura. A direção a ser assumida é difícil... Quem dera um monge de um desses mosteiros apontasse exatamente qual o sentido verdadeiro de tais denominações...

Entretanto, o importante é que milhares de cervejeiros artesanais criam ótimas cervejas dentro desse estilo trapista. Cervejas com corpo e alma literalmente (rsrsrsrs) afinal com a graduação alcoólica dessa "bera" é fácil a alma sair do corpo (hehehehe). As cervejas desse estilo são sempre interessantes e complexas, deixando primordialmente marcas saborosas e frutadas e um amargor presente, porém equilibrado.

Um estilo tão bacana não poderia ficar de fora de família Zdrowie e no final de 2017 rolou uma brassagem muito bacana e extremamente complexa. A receita envolveu sete maltes, três tipos de lúpulos bem interessantes, uma ótima levedura com as características necessárias e ainda a adição de amora in natura e ameixas pretas secas. Após um período de fermentação e maturação bem longo a cerveja seguiu para as garrafas e para sua refermentação. Envasada em garrafa alemã de 500 ml e garrafa de espumante de 750 ml a estética superou minha expectativa. O resultado foi ainda melhor, pois a bebida ficou com uma cor muito bacana, aroma e sabor sensacional. O nível de álcool ficou em 8% e dentro do esperado.


Intitulamos a "danada" de SulReal, brincando com tudo o que foi possível: a região Sul que tanto gostamos, a bebida que para mim é a mais real de todas e ainda uma confusão divertida e homófona, afinal a pronúncia de SulReal ficou idêntica a de surreal, aliás, a confusão entre as palavras ficará somente na escrita mesmo, pois a cerveja ficou "simplesmente surreal"...
Zdrowie amigos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário