quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Brassagens de Outubro

As brassagens são sempre motivo de alegria, porém feitas sempre em finais de semana, afinal o cervejeiro artesanal é uma pessoa normal, com emprego, correrias do dia a dia e o prazer de fazer cerveja fica condicionado ao sacrifício dos momentos que deveriam ser de folga. Eu mesmo faço minhas brassagens sempre nos finais de semana, iniciando na madrugada de sábado. Envases e outras particularidades ficam para as noites e horários  alternativos à jornada profissional, pois é o trabalho que põe pão na mesa e malte na panela kkkk.

Nesse mês de outubro foi possível fazer apenas duas brassagens, muito caprichadas por sinal, de duas cervejas que já não tinha mais no pequeno estoque particular. Foi feita uma brassagem da 89republic - pilsner czech e da ªPrimeira - Blond Belgian Ale. Duas cervejas bem diferentes, uma lager e outra ale. A pilsner tcheca se apresenta como uma cerveja clara e leve enquanto que a Belgian Blond é muito mais encorpada, com teor alcoólico maior e ésteres frutados em evidência. Cervejas com características diferentes, porém muita identidade pessoal.

A brassagem da 89republic envolve um pouco mais de trabalho devido a forma que optei em produzi-la. Sua fermentação e maturação também envolve um pouco mais de detalhes e paciência, mas o resultado vale todo o empenho.

A belga batizada de ªPrimeira, que realmente é nossa primogênita, não é mais fácil de ser produzida, mas acredito que devido a ser a cerveja com maior quantidade de produções, acaba que indo de forma meio que automática, melhorando a cada brassagem o que é possível melhorar e seguindo em frente. Fermentação básica de sete dias e maturação de vinte um dias. Após esses 28 dias, segue para as garrafas e se conseguir aguentar´o ideal é abrir somente seis meses depois, porém garanto que raras garrafas chegam a esse estágio de maturação hahaha...

Com isso o mês de outubro foi embora e ao menos a Zdrowie conseguiu deixar maturando para a virada de mê duas boas e belas cervejas para poder degustar nas semanas que estão por vir.

Zdrowie amigos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário