quarta-feira, 31 de outubro de 2018

JULHOde75

No mês passado postei uma pequena referência de uma cerveja nova que a Zdrowie estava fazendo, pois bem meus caros, a cerveja ficou pronta e muito saborosa. A cerveja em questão é de um estilo que ainda não havíamos nos aventurado: uma Porter.
Esse estilo provém da linha inglesa de cervejas e é considerado um estilo bem tradicional e bem quisto pelos amantes da bebida. Ela é uma cerveja escura, podendo variar de tonalidade marrom até o preto. Destaques de cor rubi são comuns em algumas cervejas quando observadas contra uma fonte de luz. A cor é proveniente da mistura de maltes claros com maltes especiais de cor mais intensa, como caramelos, torrados e defumados e mediante tal combinação o sabor e aroma de café, chocolate e defumado são também comuns e mais que isso, procurados na cerveja.
O amargor é médio baixo, deixando clara a proposta de que a vedete é o balanço dos maltes e não o amargor dos lúpulos. Cerveja de bom corpo, médio volume alcoólico e saborosa. Sua espuma pode variar de média a baixa, conforme a carbonatação escolhida pelo cervejeiro e não é incomum encontrar porters quase sem espuma, inclusive em muitos pubs ingleses é fácil de achar cervejas desse estilos com ausência quase que total de carbonatação por ser tirada diretamente de barris de madeira (carvalho em geral) em uma tentativa de resgatar o velho estilo da béra. A cor da espuma predominantemente é marrom claro que lembra um creme, podendo ser persistente ou não.

A história do nome da cerveja também é muito interessante, pois essa fermentada era em geral consumida por trabalhadores portuários da Inglaterra no século XVIII, que eram chamados de "porters" e era um estilo ainda inexistente, isso porque a cerveja que eles tomavam naquela época era uma mistura de três outras cervejas: Old Ale + Pale Ale + Mild Ale. O blend dessas três cervas promoviam uma cerveja nova com maior corpo e cor mais escura e aos poucos iniciou-se as tentativas de criar uma cerveja que resultasse exatamente no blend tão consumido nos pubs da região. Graças a isso é que hoje conhecemos, produzimos e consumimos a cerveja Porter.

A Zdrowie não poderia deixar de criar a própria porter e por isso iniciei as pesquisas e de forma sutil comecei a planejar uma porter que tivesse a nossa identidade, ou seja, que não fosse tão convencional quanto as encontradas comercialmente.
Em setembro colocamos as mãos à obra, ou melhor, à panela. Nossa porter é fruto de uma mistura bem equilibrada de seis maltes + aveia, cacau, rapadura e lúpulos do Reino Unido. A ideia sempre foi usar a rapadura como fonte de açúcar e corpo para a cerveja, tentando escondê-la ao máximo para que ao beber a cerveja não desse a impressão de estar tomando um caldo de cana. Havia também o dilema de ocultar o café oriundo do malte torrado e após alguns estudos foi possível brassar a cerveja deixando de lado o sabor que não queríamos (por pura opção, pois o café é muito comum ao estilo).  Já o cacau usado foi de nível de pureza de 100%  e esse sim era previsto que desse a cara no aroma e no sabor - Deu tudo certo! Do jeito que gostaríamos, cerveja com corpo, lembrança, 5,4 de ABV e 23 de IBU, cerveja que pede sempre um gole a mais.
Faltava ainda batizar essa belezura e nada melhor do que dar um nome que tivesse a ver com a cerveja Zdrowie, e isso foi fácil, bastou olhar ao lado e ver minha fiel cúmplice que está sempre a meu lado. Uma cerveja de caráter forte, complexa e com notas de cacau tinha que receber um nome que combinasse e assim surgiu a JULHOde75 - Oat Porter, afinal minha pequena possui a prerrogativa de um caráter muito forte, personalidade sólida e adora um chocolate...
Portanto amigos, bora tomar a JULHOde75 - enquanto tiver!!

Zdrowie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário