sexta-feira, 30 de novembro de 2018

SulReal simplesmente Surreal

A terceira e última brassagem de novembro foi a da nossa Dubbel com amoras e ameixa. A doideira começou em dezembro/2017 quando inventei de fazer uma Belgian Strong Ale meio diferentona. Articulei uma receita bem bacana e se não bastasse a complexidade da própria receita resolvi colocar amoras e ameixa preta na "cerva". Meu pai tinha uma robusta amoreira que havia tomado conta do antigo parreiral e dessa forma tínhamos a disposição amoras muita frescas, aí meu amigo, juntou a sede e a vontade de beber. - Dá-lhe amoras e ameixa na fervura e na maturação. 

O resultado disso? Uma cerveja belga muito complexa, com ésteres, corpo e alma! No ano passado envasamos em garrafas de espumante de 750 ml e em garrafas alemãs de 500 ml. Apesar da cerveja ser a mesma nas duas garrafas, a apresentação da garrafa de espumante é muito clássica e bacana. Dessa vez vou tentar envasar o máximo em garrafas de espumante.

Passado um ano da primeira brassagem, tratei de elaborar a segunda batelada da dubbel, feita com o mesmo esmero e amoras frescas. A primeira semana já passou e a fermentação foi violentíssima, e em meus cálculos a SulReal da vez deve ultrapassar o nível alcoólico da anterior que era de 8%. Vamos aguardar para a medição final.
Isso não me assusta, pois cerveja artesanal é assim mesmo, por mais que seja seguida a risca a receita, variantes como qualidade do malte e da fruta podem influenciar bastante e mudar de forma perceptível ou não as características da cerveja entre uma leva  e outra. O importante é que a cerveja continue boa. 

Vamos ver no que vai dar!

Zdrowie...

Nenhum comentário:

Postar um comentário