quinta-feira, 29 de novembro de 2018

MADEIRA

Uma das formas mais antigas de se armazenar cervejas é sem dúvidas barris e dornas de madeira. Em épocas que o metal como alumínio, inox e polipropileno sequer existiam, as alternativas para os ilustres cervejeiros que desbravavam esse caminho etílico era dos barris. Acredito que existiam cervejas maravilhosas naquela época, contudo, deviam existir cervejas muito ruins também. Com o advento da vidraria, as grossas canecas de porcelana, argila e até mesmo de madeira foram sendo substituídas por canecas transparentes e com isso a cerveja passou a ser mais observada e as técnicas passaram a ser muito mais apuradas. 

Tais melhoramentos foram aplicados em todas as etapas da fabricação da bebida, inclusive na fermentação, maturação e envelhecimento, ou arredondamento como alguns preferem chamar. Conforme a tecnologia ia se aprimorando, os cervejeiros passavam a contar com um número maior de produtos a sua disposição e com isso muitas cervejarias passaram a deixar de lado o uso sistêmico de barris de madeira. Isso não foi regra geral, afinal é sabido que diversas cervejarias continuam até hoje a usar tais meios de armazenamento.

Vejo que a mudança mais contundente em relação ao uso de madeira foi dentro das pequenas e médias cervejarias, inclusive entre os cervejeiros artesanais. A madeira voltou com muita força e termos como "barrel age e wood age" tem sido cada vez mais encontrado entre os rótulos da fermentada. 
Sempre que uma cerveja passa por um processo de maturação mais longo em um barril de madeira, a bebida absorve propriedades do material do barril e essas particularidades podem ser apenas da madeira quando o barril usado é novo ou, detalhes bem específicos mesclando a  madeira e a bebida anteriormente armazenada em um barril usado.
Um barril de cavalho americano ou francês, ou de amburana, pode já ter sido usado para envelhecer vinho, uísque, conhaque, cachaça e uma infinidades de outros destilados e é certeza que traços dessa bebida ficam impregnadas na madeira, que passam na sequência para a cerveja. Essas cervejas envelhecidas e maturadas em barris são em geral mais complexas e mais alcoólicas.
A Zdrowie fará alguns testes com barris de carvalho e amburana. Ainda não foi definida qual cerveja será a escolhida, mas  a certeza que tenho é que faremos tudo com muito cuidado e carinho, para daqui a alguns meses uma cerveja nota mil venha compensar toda essa paciência.
Novidades a vista!
Zdrowie amigos

Nenhum comentário:

Postar um comentário